quarta-feira, 4 de junho de 2014

Posted by Unknown on 09:38 9 comments
Antes de começar a explicar o assunto principal do título, devo algum esclarecimento sobre o meu blog ter ficado fora do ar por alguns dias: eu também não sei o que aconteceu =/ Simplesmente eu não estava mais recebendo visitas e algumas pessoas foram me questionar no face o porquê disso está ocorrendo. Tentei ver em suas configurações, mas realmente não encontrei o problema. Eis que hoje o bonito resolve voltar a receber visitas xD menos mal. Talvez ele tenha vida própria, só não entendi essa revolta já que eu o trato com tanto carinho :-P



Mas agora vamos lá! 
Recentemente dei entrada na minha PID (Permissão Internacional para Dirigir), que nada mais é que uma tradução da nossa carta de motorista. Como sabemos, a nossa CNH (Carteira Nacional de Habilitação) por si só não supre a nossa necessidade de conduzir um carro fora do nosso país. Então o procedimento é, está com a sua CNH definitiva em mãos, ou a PPD (Permissão Para Dirigir), que é a provisória válida por um ano, e se dirigir literalmente ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito) mania de explicar as siglas de sua cidade para dar entrada na PID. 

Eles irão cobrar um valor que irá depender do Estado onde você mora. Por exemplo, aqui no RN (Rio Grande do Nor... tá, parei .-.) o valor pago por mim foi de R$ 67,00.
E então o atendente irá apenas confirmar seus dados e dados para a entrega, irá precisar de um comprovante de endereço, e imprimir um boleto onde você pagará no local indicado mais próximo e depois retornará ao Detran com o comprovante de pagamento, comprovante de endereço e se minha memória não falha o RG também para serem escaneados. 

Após isso, só esperar o prazo de 05 dias úteis para receber em sua casa pelos correios :) Creio que o prazo de entrega também depende de cada Estado. Mas o importante é que esse procedimento é tranquilo, fora a questão de ter que abrir mão para mais um gasto haha.

                                  E depois é só alegria, igual nos filmes norte-americanos. Sqñ! haha


Dúvida vista em alguns grupos do facebook:
O que o pessoal mais pergunta é ''por quanto tempo será válida nossa PID?''. Então, como ela é uma tradução da nossa CNH, logo ela terá a mesma validade desta. Por isso quem está indo com a provisória, é bom tomar o cuidado de tira-la bem próximo ao seu processo de au pair, para, assim, coincidirem as datas e não ter a dor de cabeça de mais um 'brema' para resolver. Mas nem tudo está perdido, caso isso aconteça, você se programa para fazer uma procuração e deixar que alguém resolva isso por você quando já não estiver mais em terras tupiniquins xD

Lembrado que não sou eu quem está dizendo, tirei essa dúvida com o pessoal do Detran para trazer aqui no blog para vocês e eles disseram que poderia, sim, ser feita a troca da PPD para a CNH através de uma procuração. Menos mal².
Bom, é até onde eu sei, porque fiquei sabendo por terceiros que a validade da PID irá depender das regras em alguns países.

Mas numa síntese, esse é o procedimento para solicitar sua PID =D

Beijos!

9 comentários:

  1. Oi Ra!
    Ótimo post explicativo! E que susto, pensei que não ia mais poder acessar o seu querido blog haha

    Sobre a PID e CNH, acredito que são esses os procedimentos completos mesmo. Aqui em SP é um absurdo de caro a PID: R$232,54!!! Acredita?! Mas, é preciso, então haja planejamento financeiro! haha

    Boa sorte! Beijinhos!

    Nath,
    www.brazucaupair.blogpost.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Nath (:
      Vc viu, o danado resolveu pregar uma peça. Eu já ia fazer outro haha,
      Até onde sei, acredito que isso mesmo também. Talvez outros procedimentos sejam feitos no país de destino, né ? (:

      Eu vi nos grupos, menina '-' Bem carinho rsss, mas é isso aí, não será isso que fará desistirmos o//

      Beijos!

      Excluir
  2. Verdade Thália, fui hoje solicitar minha PID em Sampa e foi esse valor mesmo... Que Absurdo!!!

    Parabéns pelo post Ra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Aline :D

      Pois é, de começo, eu achei que era tarifado auahsuhas, mas vi os coments das meninas sobre esses valores nos grupos. Uma super diferença!

      Boa sorte com o processo restante :D

      Excluir
  3. Ahh, pensava que vc tinha restringido o público do seu blog. Pelo menos era esta a mensagem que aparecia para mim...
    Muito bom esse post, Radira! Logo, logo será assunto no meu blog também: minha aventura (literalmente) para tirar a CNH. :) Adorei suas informações.
    bj bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois, Aline =/ E eu já estava pensando em todo o trabalho de ter que fazer um novo rsss, mas susto passado, e ele voltou o/
      Ah bacana, vou aguarda-lo :)
      O engraçado é que nossas aventuras começam bem antes de embarcarmos uahsuahsaus... Uma verdadeira novela mexicana.

      Obrigada, bjs!

      Excluir
  4. Olá Rah!!! Eu acabei não tirando a PID, para a Holanda não era necessário e mesmo que eu tirasse seria válida igual a CNH nacional, somente por 6 meses lá. Acabei optando não fazer, hoje eu fico pensando se vale a pena. Para o futuro... claro... tendo planos de voltar para o exterior para morar. Você sabe se caso eu não tire aqui e vá morar no exterior, tem como tirar de lá ou teria que fazer processo e prova de direção no país destino? (como a Holanda).

    ResponderExcluir
  5. Poxa, fiquei feliz em saber que posso tirar a PID com a PPD!
    Muito claro e objetivo o teu post.
    Obrigada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Nossa pode tirar com A PPD valeu men ajudou muito tava cm essa dúvida
    !

    ResponderExcluir