terça-feira, 26 de maio de 2015

Posted by Radira Araújo on 14:28 2 comments
... Mas o que você come aí ?

Então o assunto de hoje é comida :D e quem não gosta de falar em comida ? Eu amo! \o/ amo comer, amo cozinhar, amo falar sobre...

E conheço muitas pessoas que também gostam e sempre me perguntam o que se come aqui na Dina, apelido carinhoso pra Dinamarca, (mentira, é preguiça de escrever o nome completo). Enfim, muitos ficam até sem graça de fazer essa pergunta, por achar que seja boba, ou lógica, tipo, arroz e feijão, claro! Só que não, eles até comem feijão, mas não como o nosso jeito brasileiro.
O feijão aqui é meio doce, com um tipo de molho de tomate. O famoso feijão inglês, que normalmente, os dinamarqueses comem no café da manhã com bacon e ovos (também café inglês e apreciado pelos dinas). Na verdade por alguns, não é algo tão comum, pois tem aqueles sem graça que toda santa manhã só comem um cereal com leite magro.

Falando em comida gostosa tem um prato dinamarquês que passo mal comendo pra krlho haha um prato simples, mas mt yummy! São bolinhos de carne fritos com um molho marrom (não me pergunte o nome, sou péssima pra lembrar) que é feito com um caramelo sem sabor, apenas pra dar o tom bem "amarronzado" e batatas cozidas. As vezes os bolinhos de carne são substituídos por lombo de porco, que também fica muito bom :9

Em geral, os dinamarqueses comem muita salada, um tipo de carne e batata ou arroz acompanhando, as vezes pasta, outras vezes grão de bico cozido. Enfim, eles gostam de variar o cardápio, o que eu acho um máximo, dai não cai na mesmice, e a hora da comida não vira uma obrigação, mas sim algo novo para se experimentar. E eles estão sempre abertos a comidas estrangeiras.

Ah, lembrando que estamos falando da janta que é a refeição principal aqui, porque no almoço o costume é um pão escuro com complementos em cima, como salmão, queijo, salsicha, patês, enfim, tem os brasileiros que chegam por aqui e não gostam, mas eu, particularmente, me satisfaço! (Aliás amo comer qualquer coisa).



Eles não comem sobremesa como fazemos no Brasil que é de praxe, aliás dificil o dia que esse povo resolvem experimentar algo mais gordo, digamos assim.
 Sinto falta das minhas gordices brasileiras D:

Falando em sobremesa lets talk about "lakrids" (alcaçuz), um doce bem apreciado pelos dinamarqueses e com um gosto estranho, meio salgado, um pouco doce, e um toque de azedo também. >< difícil de saber exatamente que gosto isso tem. E que quando experimentado por brasileiros saí umas caretas horríveis hahha as vezes consigo comer e até acho bom e outras não! Vai entender...

Lakrids


Ahh, outra coisita que eu adoro comer no café da manhã é o caviar em pasta. Na verdade, é algo comum na Suécia, mas como moro metade lá (pq namoro um sueco) e outra metade aqui na Dina, então é válido comentar :) Normalmente os suecos comem esse caviar com ovo no pão ou simplesmente só com o pão ou só com o ovo. Eu amo os três jeitos! Hmmm, yummy yummy! :D



Bom, resumão do que eles comem aqui e vou parar de escrever e correr ver o que tem na cozinha que a fome bateu hahah

Beijos :*

2 comentários:

  1. Ra! que saudade do seu blog haha
    que post legal.... e que doce estranhooo! hahaha Tu gosta?
    Espero que as coisas estejam correndo bem, eu ainda nem tenho família menina =S ahrrr, mas... continuo na fé =)
    Saudações aí e muita boa sorte pra ti!
    Bjokas!

    Nath,
    www.brazucaupair.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heii, Nath! Pois é, quase um ano sem escrever e volto :X hahah
      Aii as vezes parece q esse lakrids é até aceitavel, outras vezes não suporto nem olhar kk mas eh estranhozinho sim...

      Fico feliz que você continua firme e forte com a decisão de fazer o intercambio, pq uma hora será a sua vez sim :) e vai ser um ano bonito!!

      Bjsss

      Excluir